quinta-feira, 31 de maio de 2012

Senhor@s, estão tod@s convidad@s!

 Hoje, dia 31 de maio, vamos abrir as portas da Vila do Teatro! 


Esperamos vocês a partir das 19 horas, para um cortejo na praça, seguido de roda de samba com caldinho de feijão! A Vila estará aberta com exposição fotográfica do histórico desta ocupação. 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vila do Teatro

Em um processo que se estendeu por mais de um ano, três coletivos artísticos buscaram a ocupação em um imóvel antes abandonado na praça dos Andradas, esquina com a rua Visconde do Embaré, em Santos. O local já foi albergue e centro de zoonoses, mas estava ocioso e em processo de degradação. Muitas atividades vem acontecendo nessa praça e ao seu redor pelo número significativo de espaços culturais que nela se encontram hoje em dia. Em torno da praça encontramos o Teatro Guarany, onde funciona a Escola de Artes Cênicas, o Espaço Teatro Aberto, a Oficina Regional Cultural Pagu, a CPFL, que desenvolve alguns projetos voltados à literatura, além dos tradicionais sebos com grande fluxo de compra e venda de livros.


Os coletivos Ocupantes do espaço são: Trupe Olho da Rua, Os Phantanas - Núcleo de Phatifarias Circenses e Casa3. Juntos, pretendem fortalecer as ações da praça, transformando o local em mais um atrativo cultural da cidade. 

A Vila conta com espaço para ensaios, biblioteca e video, cozinha, ateliê-oficina, escritório, alojamento para artistas e grupos, além de 2 ambientes destinados a apresentações e área de convivência.

O processo de ocupação e reforma teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos e de artistas da cidade.