Os Panthanas- Núcleo de Pathifarias Circenses

     



O grupo Os Panthanas - Núcleo de Pathifarias Circenses nasceu na Oficina Escola Livre de Circo – Santos em Abril de 2005. É o primeiro grupo da Baixada Santista que pesquisa exclusivamente a linguagem circense, mais especificamente para as ruas.


Sidney Herzog e Junior Brassalotti


Essa oficina, ministrada pelo Núcleo Pavanelli de São Paulo, teve como objetivo implementar na Oficina Cultural Regional Pagu uma Escola de Circo com aulas permanentes e que proporcionasse aos participantes uma capacitação profissional, para execução de números circenses, espetáculos e formação de instrutores.

Com aulas de história do circo, teatro, teatro de rua, expressão vocal, percussão, perna de pau, malabares, acrobacias, trapézio, tecido e palhaço, o curso foi tomando forma e foram se de alguns alunos com maior interesse na formação circense e na atuação como profissionais da área.

Desse grupo fizeram parte bailarinos, arte educadores, atores profissionais e em formação, que investiram todo seu tempo e energia no treinamento das técnicas e na sua utilização em um espetáculo teatral sempre se utilizando de técnicas circenses com foco em espaços alternativos. Além da parte prática esse grupo mergulhou em uma profunda pesquisa sobre a história do circo no Brasil e no mundo que fornecesse a eles base concreta para montagens.
Formaram no início de 2005 Os Panthanas, foram mais de 200 apresentações por todo a Baixada Santista, em ruas, palcos, praças e festivais, que conferiram ao grupo experiência e maturidade artística e a convicção pela opção de levar o circo para as praças e palcos do Brasil. O grupo ganhou em 2010 o Prêmio Plínio Marcos de Melhor Grupo Circense e de Melhor Espetáculo de Circo para “Brasileirinho”, seu 1º espetáculo que também deu ao grupo o 2º lugar no Festival Nacional de Teatro de Rua de Mogi das Cruzes.




Seus componentes, em parceria com a Oficina Cultural Pagu e Oficina Cultural Gerson de Abreu do Governo do Estado de São Paulo, ministraram oficinas de circo por todas as cidades da Baixada Santista e algumas do Vale do Ribeira levando o circo para várias pessoas, incentivando novos grupos e apaixonados por essa milenar arte e dividindo o conhecimento adquirido com o Núcleo Pavanelli na Escola Livre de Circo da Oficina Pagu.


Atualmente o grupo está com o espetáculo "Uma palhaçada federal" em cartaz.

Acesse o blog do grupo para mais informações e fique a par da agenda e noticias sobre cultura em geral =>


http://ospanthanas.blogspot.com.br/

CONTATO
Junior Brassalotti
Produção
(13) 9714.3357
ospanthanas@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário